sábado, 18 de fevereiro de 2012

Acessórios de Maquilhagem - Pinceis e esponjas, etc.

Olá

Já há um tempo que eu perguntei no facebook, se gostavam que escreve-se sobre pinceis de maquilhagem... e recebi algum interesse da vossa parte.
Então, cá estou hoje a escrever sobre o assunto.
Antes de mais gostaria de vos dizer que, para fazer uma boa maquilhagem, não é obrigatório usar pincéis. Eu por exemplo, boa parte da minha vida, fiz maquilhagem diariamente apenas tendo 3 pinceis. No entanto, devo acrescentar que com pincéis fica mais fácil e com melhor acabamento, além de ter outras vantagens. Por exemplo, quem tem pele oleosa com tendência a acnéica, deve evitar ao máximo o uso das mãos na pele, o risco de a pele infectar é superior do que se usar um pincel limpo.

Um bom pincel ajuda a fixar a maquilhagem na pele e dura anos, portanto invista na qualidade quando comprar um.

Não é preciso ter mil pinceis ( a não ser que seja viciada, como eu :)).
Eu vou mostra os pincéis que acho imprescindíveis...depois é convosco a opção de usar ou não, e o mesmo pincel dá para usar de várias maneiras...agora não se esqueçam que devem ter os pincéis limpos, quando os usam. Eu por exemplo, opto por limpar com uma toalhita úmida de bebé, sempre que utilizo os meus. É algo que é rápido e permite-me evitar alergias e reações na pele. 

Antes de começar a mostrar os pincéis, devo dizer que há pincéis de pêlo sintético e pincel de pêlo natural. Os de pêlos sintéticos são para aplicar produtos líquidos ou produtos em mousse. Os de pêlo natural são para aplicar produtos em pó. Recordo que no mundo da maquilhagem, vale de tudo, portanto a regra referida anteriormente tem as excepções que entendermos... :) 
Vou dar um pequeno exemplo, descobri á pouco tempo num blog, que o pincel chanfrado para blush/contorno (são de pêlo natural) quando umedecido com água é ótimo para aplicar bases com cobertura alta.
E agora vocês perguntam, Isa como distingo os pincéis de pêlo natural e sintético? Eu respondo, pela textura do pincel, normalmente os sintéticos são mais macios e artificiais, ao toque...os de pó são mais fofos e densos. Mas em caso de dúvida perguntem na loja. Mas mesmo os de pêlo natural têm que ser macios, não se ponham a comprar palhas de aço... :)


Este, é o pincel de pó (pêlo natural), normalmente é o maior de todos, e dá para aplicar pó compacto, bronzer's, bases em pó (neste caso é prefiro o pincel kabuki...sou fresca ;p).



Estes dois são para aplicar base, são para o mesmo efeito, mas têm acabamentos completamente distintos. O primeiro, é famoso duo-fiber, (que eu já falei aqui no blog), este nome porque tem pêlo sintético (branco) e pêlo natural (preto), eu gosto muito deste pincel porque ele é versátil, dá para bases liquidas e em pó, produtos em pó como blush e brozer. Ele dá um acabamento natural em todos os produtos que utilizamos com ele, então para o dia a dia é fantástico, mas quando queremos mais cobertura, também é possível.
O segundo pincel (pêlo sintético), é o tradicional de base, ele só dá para base liquida e quanto muito, para usar corretores. Não é tão versátil como o duo-fiber. Depois tem outro senão, tem que se ter muita atenção ao aplicar a base com ele, pois muitas vezes não fica uniforme, quando utilizo este (pois permite uma aplicação pesada ou simplesmente para variar :)) passo sempre uma esponja de maquilhagem para uniformizar.

Já agora falando de esponjas, aproveito para falar delas, não tirei fotografias porque há de diversas formas e feitios, mas o acabamento da aplicação da base com esponjas fica sempre mais pesado, menos natural. Então quem procura uma cobertura mais pesada é uma boa alternativa. Se bem que, agora existe uma no mercado que, promete uma cobertura muito natural e rápida, é beauty blender, mas é caríssima (cerca de 18 euros) e não existe (pelo menos que eu saiba) em lojas físicas, só venda online.



Os dois acima, são pinceis de blush,ambos de pêlo natural, mostrei dois para verem que há diferentes, o pincel de blush é mais pequeno que o do pó, as vezes confunde-se um pouco.
O primeiro, conhecido por pincel chanfrado, também pode ser usado para fazer o contorno do rosto, dado o seu formato, facilita muita a aplicação do pó para fazer contorno. Eu também acho que este pincel ajuda muito na aplicação correta do blush, o formato dele é muito eficaz. 
O segundo, também é dos meus preferidos, pois normalmente os pincéis de blush são maiores que este, então é fácil ficar como a Emília do pica pau amarelo ;), este como é mais pequeno permite aplicar-se aos poucos e assim não correr esse risco.


Este são pinceis de sombras (todos de pêlo natural), pus três para verem a diferença, mas claro que ainda há mais, este pinceis são de sombra mas são maiores dos que vou mostrar a seguir. Devem ter pelo menos um destes. Estes usam-se para aplicar sombra no olho todo ou na pálpebra móvel. Se forem comprar um, porque não têm nenhum, optem por gordinho, pois além de utilizarem para este efeito, podem também utilizar para esfumar as sombras.
Estes também são pinceis de sombra (todos de pêlo natural), mas são mais pequenos, e são os que nos permite fazer coisas mais detalhadas, como fazer o V no canto externo do olho, para levantar o olhar, iluminar o canto interno do olho...enfim muita coisa pode ser feita. Pelo menos um, é imprescindivel. 

Acrescento que, também há pinceis para aplicar sombras de pêlo sintético, que se usam para sombras liquidas ou em mousse.

Gente, se não acharem importante ou não poderem dispender dinheiro nestas coisas, lembre-se que um simples cotonete é muito bom...esfuma que é um espectaculo...não há, é desculpa para não nos tornarmos mais bonitas ainda :)

Depois há pinceis mais específicos...há uma imensidão de pinceis...gostariam de conhecer outros pinceis mais específicos? E que pinceis vocês já têm? Há algum que não saibam para que serve?

Basta deixar nos comentários as vossas respostas.

Obrigado por lerem :)

Beijo


2 comentários:

  1. Olá amiga,

    Adorei as dicas, e de facto acho que já tenho um conjunto de pinceis razoavel , pelo menos com os principais!
    Agora para além de passares a toalhita, que presumo que seja para apenas permitir a reutilização imediata (porque por exemplo só tenho um pincel de sombra e por norma misturamos 2/3 sombras numa maquilhagem!) Como devemos lava-los para os conservar?

    Bigada
    Beijinhos
    Ana Rebelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana

      Quando é para utilização imediata, opto por utilizar um toalhete ou papel higiénico seco, para permitir utilizar o pincel seco.
      Uso as toalhitas húmidas para os limpar para o dia a seguir, e quanto a limpeza mais profunda, que depende da utilização dos pincéis, mas nos casos de pincéis de sombras ou pó faço uma vez por mês e os de base e produtos líquidos faço de 15 em 15 dias mais ou menos. Lavo com champô de bebe e de vez em quando, ponho amaciador e deixo atuar um tempo, para que estes fiquem mais macios. Mas é preciso atenção ás lavagens dos pincéis, nunca se pode molhar o cabo do pincel...só os pêlos deste. E também tem atenção a utilização de amaciador, se for em demasia pode tornar o pincel mole de mais...há vários vídeos na net que explicam como lavar os pincéis, se quiseres dou te alguns link para veres.

      beijo

      Excluir